quem somos

Somos um grupo de moradores, comerciantes e amigos das Vilas Beatriz, Ida e Jataí – bairros da zona Oeste da cidade de São Paulo – que atua para fazer da nossa região um lugar melhor para se viver.

Imaginamos um território em que exista um equilíbrio saudável e sustentável entre as dimensões ecológica, econômica e social.

Valorizamos a diversidade de ideias e pessoas. Acreditamos que unir forças e energias é o melhor caminho para transformar a vida ao nosso redor, gerando harmonia e prosperidade.

Início

Nossa história começou em 2008 na Vila Jataí e foi tomando conta do entorno, abraçando as vizinhas Ida e Beatriz. Em 2013, surgiu a vontade de criar um plano de ação mais estruturado para os bairros.

Consultamos especialistas, fizemos pesquisas com moradores, resgatamos a história das Vilas. Partimos das premissas do conceito Ecobairro e adotamos as microbacias hidrográficas formadas pelos córregos Corujas e Bellini – que nascem e atravessam as Vilas – como referencial de espaço e pertencimento para definir nosso território.

A partir desta reflexão, desenhamos estratégias de ação alinhadas ao Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo e construímos um Plano Regional.

Cotidiano

Dia após dia, criamos e realizamos iniciativas com o objetivo de construir o bairro de nossos sonhos. Neste trabalho cotidiano, e voluntário, desenhamos nossos focos de ação de maneira sistêmica e alinhados às premissas do conceito Ecobairro, que abrange oito dimensões: Ecologia, Comunicação, Saúde, Espiritualidade, Política, Educação, Cultura e Economia.

Estamos estruturados em Grupos de Trabalho (GTs). Atualmente há 13 GTs em atividade. Saiba mais sobre eles aqui.