Grupos de Trabalho

Estamos estruturados em Grupos de Trabalho (GTs). Atualmente há 13 GTs em atividade. Saiba mais sobre eles abaixo.

GT ÁGUAS

Reflete sobre a questão da água, especificamente nascentes, córregos e rios. Monitora o estado de nascentes e cursos d’água de nosso território. Interage com outros coletivos e está inserido no debate regional/nacional sobre o tema.

Dele fazem parte as iniciativas Monitoramento do Córrego das Corujas (medição periódica do nível de qualidade da água do córrego; sensibilização do tema em escolas da região; ações de visitação ao córrego); Caminhada das Nascentes (organiza, mobiliza e conduz a caminhada que visita as nascentes e percorre o trajeto dos córregos); e PL das Águas (grupo de estudo que reflete sobre propostas para projeto de lei de proteção das nascentes da cidade e Estado de SP).

GT ALIMENTAÇÃO (GT Comida)

Reflete e atuasobre as boas práticas relacionadas à alimentação. Sob este GT estariam reunidas as iniciativas XEPA, PANCs e Mesa Comunitária.

GT ÁREAS VERDES

Reflete sobre temas relacionados às áreas verdes dos bairros, ao meio ambiente e à sustentabilidade, explorando iniciativas como composteiras comunitárias, jardins permeáveis e de chuva, manutenção de árvores, melhoria do solo, entre outras.

GT ARRAIÁ DAS VILAS

Responsável pela organização da Festa Junina das Vilas. Está subdividido em várias frentes como Mesa Comunitária, Barraca do Bairro, Infra, Fogueira, Decoração, Brincadeiras, Comidas e Bebidas, entre outras.

GT ARTE E CULTURA

Tem como objetivo fomentar e/ou desenvolver iniciativas que deem visibilidade à arte e à cultura – sejam realizadas por artistas das Vilas ou não -, promovendo e divulgando eventos de todas as expressões que acontecem dentro e fora de nosso território.

GT ARTICULAÇÃO

Reúne representantes de cada GT com o objetivo de manter os grupos de trabalho informados sobre as ações de cada um, discutir novas propostas, deliberar sobre temas que estejam em foco, promover a sinergia entre as iniciativas e potencializar o movimento do coletivo como um todo.

GT COMUNICAÇÃO

Realiza a curadoria de conteúdo para os canais de diálogo do coletivo, divulgação das ações planejadas pelos GTs e planejamento da comunicação do coletivo como um todo.

GT ESCOLAS

Atua diretamente nas escolas das Vilas divulgando e sensibilizando jovens e crianças sobre as iniciativas e temas de reflexão do coletivo. Quando solicitado, também interage com escolas além-território. E, em situações especiais, pode ampliar sua atuação interagindo com outros públicos de interesse.

GT MOEDA LOCAL

Reflete sobre a criação de uma moeda local para ser usada nas Vilas.

GT NEGÓCIOS LOCAIS

Reúne pequenos comerciantes e prestadores de serviços das Vilas com o objetivo de valorizar os negócios locais e, ao mesmo tempo, fomentar uma atitude responsável.

GT PLANO DE BAIRRO

Promove a reflexão e debate sobre macrotemas relacionados às Vilas como zoneamento, mobilidade, iluminação, diversidade social, comércio local, conselhos participativos, calçadas, bem estar, entre outros.

GT RESÍDUO ZERO

Reflete e executa iniciativas que promovam o consumo consciente e gestão dom lixo. Atua de maneira intensiva com campanhas contra o uso de plásticos, lixo zero no Arraiá das Vilas e Semana Lixo Zero.

GT SEGURANÇA

Atua em temas da segurança nas Vilas e participa das reuniões do CONSEG na região da subprefeitura de Pinheiros.