ECOPONTOS – Descarte correto de inservíveis

Muitos de nós desconhecemos algumas iniciativas que podem e devem nos auxiliar no descarte de pequenos entulhos, móveis, restos de material de construção ou materiais inservíveis.

Por pura ignorância, má fé, falta de educação, cidadania e higiene esses materiais são descartados nas nossas ruas. Nos surpreendemos com a capacidade do cidadão mal educado de largar objetos, entulho e outros resíduos nas ruas. Tem de tudo: armário, colchão, televisão quebrada, brinquedo, tapete, pneu, louça sanitária, sofá, material proveniente de poda de arvore e plantas…enfim, a lista é extensa. 

Mesmo os cidadãos de boa fé muitas vezes contratam profissionais para pequenos serviços como jardinagem ou pequena reforma e incluem o descarte no serviço contratado . O sujeito contratado muitas vezes promete o descarte correto mas larga no local mais conveniente para ele, e nem sempre longe da casa que prestou o serviço, até mesmo na frente da na casa de um vizinho próximo ou em diversos locais como ruas, praças, terrenos baldios , próximos as pontes, áreas industriais, ruas pouco habitadas…

O pior é que as pessoas vendo que tem um pequeno entulho em um lugar começam a jogar mais entulho e infelizmente este  lugar passa a ser um ponto de descarte.

Em alguns casos estes produtos vão parar nos rios e córregos o que dificulta mais ainda a retirada desses produtos.

Para quem não sabe, jogar lixo ou entulho nas via publicas , rios e córregos além de falta de educação, higiene e cidadania é crime contra o meio ambiente passível de detenção e multa.

Estamos em pleno verão com uma infestação de pernilongos como nunca vimos na nossa região e temos que ficar em alerta com o perigo da DENGUE , CHIKUNGUNYA , ZIKA , FEBRE AMARELA… e outras doenças transmitidas via AEDES EGYPT.

A alternativa para o descarte correto para quem ainda não conhece já existe a um bom tempo: é o ECOPONTO “ESTAÇÃO  DE ENTREGA VOLUNTARIA DE INSERVIVEIS”. Eles também recebem material reciclável .


ECOPONTOS são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade. São diversos espalhados pela cidade e a ideia é ter um Ecoponto em cada um dos 96 distritos.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 6 às 22 horas e, domingos e feriados, das 6 às 18 horas.

 Os mais próximos as nossas casas são Alto de Pinheiros e Vila Madalena.

Vila Madalena : Rua Girassol, nº 15 Esquina Rua Luís Murat [Mapograf 148-R-12]

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR NO MAPA


Alto de Pinheiros : Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira [Mapograf 147-C-09]

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR NO MAPA

A SEGUIR FOTOS DEPLORAVEIS REFLEXO DE FALTA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *