Vilas participam da Semana Lixo Zero

 
O engajamento da comunidade das Vilas Beatriz, Ida e Jataí com o tema da gestão de resíduos fez com que nossos bairros fossem convidados a participar da Semana Lixo Zero, iniciativa promovida pelo Instituto Lixo Zero, que acontece de 18 a 29 de outubro em várias cidades brasileiras.
O coletivo de moradores e amigos das Vilas está preparando uma série de atividades que vão ajudar a refletir sobre a gestão do lixo que geramos e também a difundir boas práticas de reaproveitamento de materiais, reciclagem, compostagem e consumo consciente.
As iniciativas vão acontecer entre os dias 20 e 27 de outubro. São palestras, oficinas, feira de trocas, coleta de eletrônicos para reciclagem e boa música, sempre com o objetivo de serem eventos Lixo Zero!
Parte do comércio local também vai aderir à semana evitando o uso de materiais não-recicláveis ou que causam dano ao meio-ambiente como isopor e plásticos.
Lixo: um problema de todos nós
A gestão de resíduos (lixo) é um dos principais problemas urbanos. A cidade de São Paulo, segundo dados da prefeitura, gera cerca de 20 mil toneladas de lixo diariamente, sendo 12 mil só de resíduos domésticos. Deste total, apenas 2,5% é reciclado, de acordo com Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana). O resto segue para os aterros sanitários que, no caso de São Paulo, operam quase no limite.
 
A Semana Lixo Zero é um evento anual que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do tema. Ela é organizada pelo Instituto Lixo Zero, organização sem fins lucrativos. Este ano ela ocorre em 50 cidades do país. Em São Paulo, ela chega à sua terceira edição e conta com o apoio da ABRAPS, Casa Causa e dos portais Ecoera, Ciclo Vivo e Envolverde.
 
Acompanhe as novidades sobre as atividades da Semana Lixo Zero nas Vilas aqui no blog ou em nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/VilaJataiAltodePinheiros/.
 
Se quiser saber mais sobre a Semana Lixo Zero e o Instituto Lixo Zero é só clicar nos links abaixo.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *