Caminhadas das Águas 2017

Caminhada das Águas – 2017
 

No dia 26 de agosto, sábado em que a cidade de São Paulo estará vivenciando sua 7ª Virada Sustentável, as comunidades das Vilas Beatriz Ida e Jataí se juntam para organizar a Caminhada das Águas. 

Na primeira caminhada, que aconteceu em março de 2015, a cidade vivia a mais aguda crise hídrica de sua história e, naquele momento, as 16 nascentes encontradas por moradores ajudaram a sensibilizar a comunidade, afinal poucos imaginavam que tinham tanta água disponível. 

Durante este período muito se aprendeu localmente. O entendimento de que essas águas encontradas não estão próprias para consumo despertou as comunidades das Vilas que, inspiradas no princípio de preservação dos recursos naturais e na força da integração de seus membros, promoveram estudos e ações de intervenção sustentável no meio urbano – muitas com potencial para ser replicadas por todo o território do município. 

Um dos pontos de partida foi o entendimento de que as microbacias hidrográficas da região marcam naturalmente um território que propicia a ação comunitária, pois quem vive ou frequenta o entorno de um mesmo córrego, tem mais possibilidade de entender as dinâmicas locais e condições de se unir no sentido da regeneração deste espaço. 

Outra ação foi a de transformar as antigas rotatórias concretadas em jardins. Assim, além de fomentar a permeabilidade do solo para auxiliar na manutenção do lençol freático e das nascentes, ainda contribui com outros fatores, como a melhoria da qualidade do ar e a possibilidade de se viver uma cidade mais acolhedora. 

Nesta 2ª Caminhada pretende-se, além de apresentar as nascentes das vilas, reconhecer as micro bacias hidrográficas, marcar o divisor de águas entre bacias, mostrar a importância das áreas de reabastecimento do lençol freático e os novos jardins permeáveis da região. 

Aproveitando o passeio, também apreciaremos as árvores frutíferas do trajeto como as goiabeiras, amoreiras, pitangueiras, caramboleiras e castanheiras, as abelhas sem ferrão e as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) como as taiobas, as beldroegas, as serralhas e, se der sorte, também nossos pássaros, como as almas de gato, maritacas e até gaviões. 

No final da caminhada, será feita uma análise das águas do Córrego das Corujas para demonstrar o monitoramento sistemático que as Vilas vêm fazendo nessas águas e avaliar o progresso de suas ações. 

A 2a Caminhada – a Caminhada das Águas – é uma oportunidade de divulgar a riqueza de nosso território e da força da comunidade integrada, de compartilhar o conhecimento adquirido e aprimorado nos encontros promovidos ao longo desses dois últimos anos (desde a primeira caminhada), de aprender ainda mais com quem quiser juntar-se a essa expedição e de se divertir! 

E é também uma missão: a de remarcar os locais das nascentes e convidar as pessoas a criar e implementar formas de preservá-las.  

O roteiro que desenhamos é o seguinte 

(vejam também no mapa!): 

• 9h – Praça Comendador Manuel de Melo Pimenta – concentração 

O passeio começa às 9h, com um café da manhã coletivo e compartilhado na praça. 

Traga comidinhas para compartilhar, água pra beber e sua caneca. Evite descartáveis!
 

• 10h – Saída para a caminhada
 

• 11:30h – Chegada na Praça das Corujas 
 

No Facebook:

 

(evento do ano passado)   facebook.com/events/838206519571214/
 

Conheça a proposta na íntegra:

 

Blog:

 

Informativo:

 

Organizador do passeio:

Vila Beatriz, Vila Ida e Vila Jataí
 

Apoiadores:

Cidade de Papel, Pizzaria Dona Rosa, 

Colégio Rainha da Paz, Colégio Hugo Sarmento e Espaço Funcional 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *