Comércio adota Lixo Zero

Restaurantes, mercearias, lojas e outros estabelecimentos de nossas Vilas também estão apoiando a Semana Lixo Zero. Durante os dias 20 e 27 de outubro eles vão adotar iniciativas que ajudam a reduzir o volume de resíduos ou que diminuem o uso de materiais não recicláveis ou de difícil reciclagem, como as embalagens de isopor.
Parte do comércio vai adotar embalagens de tecido reutilizáveis confeccionadas artesanalmente por um grupo de moradoras, os “saquinhos das Vilas”. São saquinhos feitos em tecidos doados e levam um carimbo das Vilas Beatriz, Ida e Jataí. A produção destas embalagens foi realizada de maneira coletiva e voluntária, sendo que o grupo se reuniu em diversos finais de semana para cortar, costurar, finalizar e dar acabamento nos saquinhos.
Engajamento merece selo
Como forma de valorizar esta atitude cidadã do comércio da região, haverá um selo de adesão que vai identificar o estabelecimento parceiro da Semana Lixo Zero.

Confira os comércios que estão se engajando ativamente na semana:
As Boleiras
Albacora                 
B Basic
Caramelo Café
Cidade de Papel
Dona Rosa Pizzaria
Empório Borelli
Espaço Funcional
Horti-Fruti Nazaré
Lavanderia Laundri Co.
Loja Bluni
Padaria Covadonga
A Dona Rosa Pizzaria vai doar as cinzas de seu forno para adubar a horta comunitária do bairro, deixará de usar canudos plásticos e passará a oferecer apenas garrafas de água retornáveis em vidro, entre outras ações.
Já o Empório Borelli vai suspender o uso de plásticos e adotará vidros e os “saquinhos das Vilas”.
E você, como vai participar?
Cada um de nós, seja em casa ou fora dela, pode ajudar a melhorar o panorama do lixo na cidade de São Paulo, seja gerando menos resíduos ou valorizando a reciclagem de materiais. Já pensou nisso? Veja como é fácil!
·         Separe o seu lixo doméstico reciclável. E o lixo orgânico (exceto carnes e alimentos gordurosos) pode ser levado às composteiras do bairro.
·         No trabalho, adote canecas no lugar dos copos de plástico.
·         Utilize sacolas de compra de pano ou reutilizáveis quando for ao supermercado.
·         Troque os canudos de plástico por aqueles em papel ou metal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *