E vai rolar a festa… e é festa Lixo Zero!

Uma das atividades que estamos preparando para a Semana Lixo Zero nas Vilas é a festa do dia 21 que, é claro, será lixo zero. E ela será muito bacana! Olha só o que planejamos.
·         Feira de Trocas
Ela vai funcionar de duas maneiras: uma de troca direta e outra de troca mediada. Na primeira, a pessoa troca seus objetos com outros participantes da festa, sem intermediação.
Na segunda modalidade há a intermediação das Vilas. O participante entrega o objeto que deseja trocar à equipe das Vilas que, por sua vez, faz uma análise do item para checar se está em boas condições de uso. Em caso positivo, a pessoa recebe fichas para que possa trocar por outros itens do acervo que será formado ao longo da feira.
As trocas, seja qual for a modalidade, poderão ser feitas com qualquer produto. Roupas, acessórios, eletrodomésticos, brinquedos, alimentos, bebidas, entre outros. Nas trocas mediadas, a  correspondência para as fichas será a seguinte: Acessórios, 1 ficha; Brinquedos, 1 ficha; Eletrodomésticos ou eletrônicos, 2 fichas; outros produtos (geleias / maquiagem, etc), 1 ficha.
·         Geodésica – Barraca do bairro
Neste espaço, vamos apresentar soluções e produtos sustentáveis de limpeza e higiene que podem substituir as alternativas convencionais, que são nocivas ao meio ambiente. Você vai conhecer e saber como produzir sabão caseiro, enzimas cítricas para limpeza, esponjas de limpeza vegetais, paninhos encerados.
Também haverá distribuição de Katakaka – sacola de papel e pá para recolher cocô de cachorro.
·         Oficina Pais e Filhos
Crianças e pais vão se divertir com esta oficina de tintas naturais, elaboradas com vegetais como beterraba, espinafre, repolho roxo e também de temperos como colorau/urucum, cúrcuma, mostarda e canela.
O mais bacana é que as crianças e pais vão produzir suas tintas para depois usá-las nas pinturas. E, vale lembrar, todo papel utilizado será reciclado pela educadora ambiental Carol Daniele.
·         Instalação de bituqueira artesanal
Fabricada por um morador do bairro, a bituqueira artesanal será instalada durante a festa em pontos estratégicos da praça. As bitucas de cigarro, se descartadas de maneira incorreta, contaminam o solo e geram lixo. Venha conhecer de perto está opção!
·         Coleta de recicláveis
Teremos três núcleos de coleta na festa.
Eletroeletrônicos
Se você tem em sua casa algum item eletroeletrônico que não usa mais, traga para ser reciclado. Está valendo: aparelhos de som, batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, torradeiras, vaporizadores, ventiladores, videogames, fones de ouvido, computadores, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, teclados e monitores e TVs de LCD/plasma/ LED.
Materiais escolares de escrita
Canetas, lápis, marcadores, borrachas, apontadores, canetas marca texto, etc de qualquer marca.
Esponjas de limpeza
Esponjas de uso doméstico e suas respectivas embalagens. Podem ser de qualquer marca e tamanho. Mas precisam estar lavadas, sem restos de alimentos ou sujeira e secas. As esponjas recolhidas serão destinadas ao programa de reciclagem da Scotch Brite e 3M.
·         Rodas de conversa
Durante o evento haverá rodas de conversa sobre coleta seletiva e destino correto do lixo; a finalidade, funcionamento e benefícios de uma composteira; e mudança de hábitos, como reduzir a produção de resíduos na prática. Participe!
·         Mesa comunitária
Festa é celebração da vida! E nosso jeito de celebrar é montando uma linda mesa comunitária de comes, de preferência feitos em casa.
Cada participante leva sua receita preferida e também o que pretende beber, com o cuidado de não usar embalagens descartáveis. Como nas festas de família ou entre amigos.
Lembramos que não haverá venda de comida ou de copos descartáveis. Portanto, lembre-se de levar a sua caneca!
Aproveite para conhecer o Livro de Receitas da Xepa, organizado e escrito por algumas moradoras das Vilas, com receitas feitas a partir de vegetais geralmente descartados pelos feirantes.
·         Comer, beber e… ouvir boa música!
Festa sem música não é festa! Por isso, programe-se para ouvir boa música neste dia!
João Macacão – Uma das figuras mais marcantes do Choro e Samba da atualidade. Considerado uma das grandes virtuoses no violão 7 cordas no Brasil, João acompanhou por mais de 20 anos o seresteiro Silvio Caldas. Já tocou ao lado de grandes músicos como Orlando Silva, João Dias, Gilberto Alves, Altamiro Carrilho Paulo Vanzolini.
Duo de violões Ítalo Peron e Claudio Duarthe – música brasileira da melhor qualidade. Em atividade há mais de duas décadas, sempre com proposta de arranjar e tocar repertório de música brasileira de diversos períodos e estilos, englobando desde autores tradicionais como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim até outros contemporâneos como Cesar Camargo Mariano e Hermento Paschoal, além de composições próprias. Além disso, Ítalo e Claudio participaram discos e shows ao lado de grandes nomes da MPB, como Paulo Vanzolini, Roberta Miranda, Carlinhos Vergueiro, Alaide Costa, Zé Luiz Mazziotti, Regina Machado e Trovadores Urbanos, entre muitos outros.
Rogério Santos – poeta, cantor e compositor, tem se destacado através de parcerias com compositores, instrumentistas e intérpretes da atualidade, a exemplo de Ian Faquini, Giovani Iasi, Pedro Iaco, Luisa Lacerda e Kathya Teixeira, além de outros como Pituco Freitas, Fábio Barros e Floriano Villaça. Gravou o CD autoral “Crônicas Paulistanas” onde enfoca temas e aspectos peculiares de bairros e locais ainda pouco evidenciados da cidade de São Paulo, sempre com uma visão poética original e sensível . Atualmente está gravando novo trabalho autoral intitulado “A Palavra e o Poeta”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *