3º Caminhada das Nascentes




Pé no chão e olho na nascente!

No próximo dia 23 de março acontece a 3ª Caminhada das Nascentes, passeio que o coletivo das Vilas Beatriz, Ida e Jataí organiza há cerca de quatro anos.
Além do objetivo principal de reconhecer e localizar as nascentes dos principais córregos do território – Bellini e Corujas –, a Caminhada é um dos momentos em que reunimos os vizinhos, a família, os amigos e todos aqueles que gostam de descobrir os segredos da cidade para observar a vegetação e a fauna das Vilas. É um convite à celebração da natureza.
Neste ano, a Caminhada das Nascentes ocorre logo após o Dia Mundial da Água, que é 22 de março. A data não foi escolhida por acaso. A intenção é sensibilizar a comunidade para a importância do tema água e provocar uma reflexão sobre o cuidado e manutenção das nascentes, córregos e rios.

Bora caminhar!

O ponto de partida da 3ª Caminhada das Nascentes será a Praça Amadeu Decome, localizada na confluência de dois espigões: Heitor Penteado e Cerro Corá. A concentração está marcada para as 9h00 e a saída às 9h15.
Roupa e sapatos confortáveis, chapéu ou boné para proteger do sol, garrafinha de água para matar a sede no caminho, alongamento feito, tudo em cima? Bora caminhar!
Vamos começar conhecendo a nascente do córrego Tiburtino, que fica na praça e desce em direção à Lapa. Em seguida, vamos para nascente do Bellini fazendo um trajeto onde observaremos diversas árvores frutíferas – como atemóia e pitaya–, árvores nativas – como ipê e pau ferro –, PANCs, colmeias e pássaros, como sabiás e pica paus. O passeio termina na Praça das Corujas, com visita à horta e composteira comunitárias e ao trecho ao ar livre do córrego das Corujas.

Música e lanche coletivo

Como acontece em toda Caminhada das Nascentes, celebramos a chegada com música e um lanche coletivo.
Para o lanche coletivo, cada participante colabora com uma comida ou bebida, que deve ser entregue à equipe organizadora antes do início do passeio, lá na Praça Amadeu Decome.
Nosso coletivo é comprometido com boas práticas na gestão de resíduos. Por isso, evite usar embalagens descartáveis de isopor ou plástico. Acondicione a comida que levar em embalagens retornáveis, devidamente sinalizadas com seu nome. Lembramos que não haverá copos descartáveis. Leve sua caneca. Nossa meta é fazer uma Caminhada com lixo zero.
Confira abaixo os detalhes do passeio!
3ª Caminhada das Nascentes

Dia e horário: 23 de março, 9h00
Ponto de partida: Praça Amadeu Decome, confluência das ruas Heitor Penteado e Cerro Corá
Organização: Coletivo das Vilas Beatriz, Ida e Jataí.
Apoio: Espaço Funcional, Colégio Hugo Sarmento, Corrida Amiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *