Água: prefeito sancionará política municipal de segurança hídrica

O prefeito Bruno Covas sancionará, no próximo dia 27 de maio, Lei que institui a Política Municipal de Segurança Hídrica de São Paulo. Com a sanção, o município de São Paulo terá uma política inédita para a gestão de seus recursos hídricos e poderá se inserir no ecossistema de cidades que estão experimentando modelos institucionais inovadores.

A questão da água é global, mas é no âmbito local que seus impactos são sentidos. Segurança Hídrica é um conceito fundamental para municípios integrarem as dimensões da água em seus territórios: proteção e recuperação de nascentes e mananciais; questões de saúde relacionadas à água; prevenção de desastres; serviços de água e esgoto, drenagem e resíduos sólidos, todos ameaçados pelas mudanças climáticas.

Mobilização da sociedade

A Lei é resultado da campanha Vote Pela Água, lançada em 2016 pela iniciativa Aliança pela Água, que sensibilizou centenas de candidatos em 50 cidades brasileiras. Em São Paulo, o projeto de lei foi protocolado pelos vereadores Nabil Bonduki, Ricardo Young, José Police Neto e Jair Tatto. No ano seguinte, foi adotado pelo vereador Eduardo Suplicy, com co-autoria de parlamentares de diversos partidos: Soninha Francine (PPS), Sâmia Bonfim (PSOL), Juliana Cardoso (PT), Jair Tatto (PT), José Police Neto (PSD). Após aprimoramento junto ao Poder Executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal no último dia 8 de maio.

A Aliança pela Água é uma iniciativa da sociedade civil criada em outubro de 2014 para enfrentar a crise hídrica em São Paulo e construir uma “Nova Cultura de Cuidado com a Água” no Brasil. Reúne mais de 60 organizações e movimentos das áreas de meio ambiente, direitos do consumidor, direitos humanos, educação, ativismo e inovação. Desde então, a Aliança pela Água vem promovendo o debate sobre lições aprendidas e desafios para construir uma nova forma de lidar com a água. Com a sanção da Lei, participará de sua regulamentação e também estará mobilizada para acompanhar sua implementação.

Venha celebrar com a gente!

A Aliança pela Água e o Coletivo de Moradores e Amigos das Vilas Beatriz, Ida e Jataí convidam a todas e a todos para o evento de sanção da lei, celebrando esta importante conquista.
Sanção Lei da segurança Hídrica
Data: 27/05, às 9h
Local: Praça das Artes, Av. São João 281, Centro.

Caso possa participar, preencha o formulário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *