Mesa comunitária de delícias…é no Arraiá das Vilas!

A mesa comunitária do Arraiá das Vilas é sempre cheia de delícias trazidas pelos vizinhos. Mulheres levam doces e os homens, salgados.
O mais bacana é que muitos dos quitutes são feitos, com carinho, pelos próprios moradores do bairro. E não é preciso ser um superchef para arrasar. Basta apenas ter vontade e aquele espírito de amizade!
Se você ainda não escolheu o que levar, compartilhamos mais abaixo duas receitas hiperfáceis de fazer e uma gostosura de comer.
Ah, lembre-se: nossa festa é lixo zero. Então, para trazer seu doce ou salgado, opte por embalagens retornáveis e sinalizadas com seu nome para que possamos devolver no final. E traga a sua caneca. Haverá água filtrada à vontade!
Receitas juninas dos nossos avós. Bora fazer?

BOLO DE MILHO VERDE
5 espigas de milho verde debulhadas
4 ovos inteiros
2 copos de 250 ml (tipo requeijão) de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico
¾  copo de 250 ml (tipo requeijão) de óleo
½ copo de 250 ml (tipo requeijão) de araruta ou polvilho
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180°.
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
Unte com um pouco de óleo uma forma de buraco no meio e polvilhe com araruta ou polvilho. Despeje a massa. Coloque para assar por 35 minutos em forno a 200°. Após, este tempo, use um palito de dente para verificar o cozimento. Se sair seco, o bolo está pronto.
PÉ DE MOLEQUE COM LEITE CONDENSADO
500 g de amendoim cru
2 colheres de sopa de achocolatado
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
3 xícaras de chá de açúcar
1 lata de leite condensado
Modo de fazer
Antes de começar a fazer a receita, deixe duas assadeiras grandes untadas com margarina ou o tampo de granito/mármore da pia. Em seguida, coloque em uma panela a margarina, o açúcar, o amendoim e o achocolatado. Deixe a mistura derreter em fogo baixo até amolecer bem a calda, mexendo sempre. Quando estiver bem molinha, acrescente o leite condensado e continue mexendo até a mistura soltar do fundo da panela. Despeje a mistura nas assadeiras ou no tampo e deixe esfriar para retirar.
BOLO DE FUBÁ MOLHADINHO
3 ovos
½ xícara de chá de leite
½ xícara de chá de óleo
1 ½ xícara de chá de açúcar
 1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de fubá
1 ½ colher de sopa de fermento químico
Modo de fazer
Bata no liquidificador os ovos e o leite por 5 minutos. Acrescente o óleo de bata bem. Adicione o açúcar, a farinha, o fubá e o fermento. Bata mais um pouco. 
Unte uma assadeira pequena (30 cm X 30 cm) com manteiga e açúcar.
Despeje a massa e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 35/40 minutos. Ou até quando colocar um palito no meio, este sair com bem pouca massa grudada. Deixe esfriar para desenformar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *