Vilas participam do movimento Coalizão pelo Clima

Não existe plano B para a vida na Terra ao menos que cuidemos de nosso planeta. Por isso mesmo,  o Coletivo das Vilas Beatriz, Ida e Jataí se engajou no movimento Coalizão pelo Clima – iniciativa global que reúne inúmeras entidades e associações – e lança a iniciativa Vilas pelo Clima.
 Entre os dias 20 e 27 de Setembro cidades do mundo todo farão protestos exigindo ações de combate às mudanças climáticas em uma greve global pelo clima. Em São Paulo, a greve acontecerá no dia 20, às 16h.
O Vilas pelo Climaterá atividades para fomentar o debate sobre aquecimento global, mudança climática e alternativas para uma vida mais sustentável e sadia.
Confira a programação!
Dia 18, quarta, 19h30
Roda de conversa  “Emergências Climáticas e Alternativas”, com Luiz Marques e Victor Hugo A. Morais Vieira.
Luiz Marques é professor livre docente do Departamento de História da Unicamp e co-criador do portal Crisálida. Doutor e Mestre em Geologia Ambiental, Recursos Hídricos e Hidrogeologia pela Universidade Federal da Bahia e Engenheiro Ambiental. Autor do livro Capitalismo e Colapso Ambiental.
Victor Hugo Argentino de Morais Vieira é Engenheiro Ambiental e Urbano e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, com especialidade nas áreas de avaliação de impacto ambiental, gestão de resíduos sólidos, compostagem, agricultura orgânica e sustentabilidade urbana.
Onde: Colégio Hugo Sarmento, Rua  Dom Rosalvo 131, Sumarezinho
Dia 20, sexta, 16h
Greve Global pelo Clima
Onde: Masp, Avenida Paulista
Dia 21, sábado, 9h
Conversa com a chef Tânia Alves e café coletivo.
Naturopata, pesquisadora e professora de Cozinha Sustentável, a chef Tania Alves apresenta a palestra “O Sal da Vida”, em que aborda a alimentação consciente por meio da sustentabilidade.
No café coletivo, cada participante contribui com algum item que costuma comer em seu café da manhã. Leve sua caneca e evite usar embalagens de isopor ou descartáveis.
Onde: Espaço Bicicleta e Cidade, Praça Gastão Cruls 46, Vila Jataí/Alto de Pinheiros.
Dia 21, sábado, 10h
Oficina de construção de iscas para abelhas urbanas sem ferrão.
Com Carina Oliveira de Abreu, zootecnista e fundadora da empresa Zumzum Verde Socioambiental. Programa indicado para adultos e crianças a partir de 7 anos.
Os participantes devem levar garrafas PET de 2 litros vazias, limpas e com tampas. A oficina deve durar cerca de 3 horas.
Contribuição sugerida de R$ 25,00 por participante. Criança até 14 anos não paga.
Onde: Espaço Bicicleta e Cidade, Praça Gastão Cruls 46, Vila Jataí/Alto de Pinheiros.
Dia 22, domingo, 10h
Alimentação da composteira comunitária.
Levar resíduos orgânicos como cascas de frutas, verduras, borra de café, cascas de ovos. Não levar carnes ou comidas gordurosas. Contribuir com folhas secas ou podas picadas.
Onde: Praça Waldir Azevedo – Avenida São Gualter com Rua Japuanga.
Dia 22, domingo, 11h
Apresentação do Coral das Vilas
Onde: Praça Waldir Azevedo – Avenida São Gualter com Rua Japuanga.
Sobre a Coalizão pelo Clima

A Coalizão pelo Clima (facebook.com/coalizaopeloclima)  é “uma articulação ampla, suprapartidária e democrática, composta por diversos coletivos que debatem e promovem ações de informação e combate às mudanças climáticas” em nível nacional.

 Entre as atividades realizadas pela Coalizão de São Paulo destacam-se: debates abertos sobre a crise do clima e a situação dos povos tradicionais brasileiros, palestras em escolas do ensino fundamental e médio sobre mudanças climáticas e os cines-debate com filmes e documentários que abordam o tema, estimulando o conhecimento da sociedade sobre o momento crítico que estamos vivendo, em especial os jovens.
No mundo todo, jovens estão tomando as ruas de suas cidades e liderando o movimento de greve escolar pelo clima, como o já amplamente conhecido “Fridays For Future”, em que milhares de crianças e adolescentes deixam de ir à escola na sexta-feira como forma de protestar e chamar a atenção do governo de seus respectivos países para a intensificação e aceleração da crise do clima no planeta Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *