Vilas na Semana Lixo Zero

Mais uma vez participaremos da Semana Lixo Zero! Confira, abaixo, as atividades que vamos desenvolver dentro da programação.
Participem!  Estamos esperando vocês!
18 de outubro | 9h30 -12h00
Roda de Conversa “Ecobairros – Compartilhamento de Boas Práticas”
Participamos como um dos palestrantes. Mediadora Lara Freitas. Participação de Fábio Miranda – Instituto Favela da Paz, Thaís Mauad – Coletivo Vilas Beatriz, Ida e Jataí,  Alexandra Swerts – Vila Leopoldina e Magda Beretta – Vila Mariana.
Av. das Corujas, 456 – 1º andar – Vila Madalena
18 de outubro | 19h30 – 22h00
Vilas na SLZ – Jantar de Abertura
Jantar musical com cardápio especial, zero desperdício, preparado com carinho pelas quituteiras das Vilas. Os pratos são feitos com uso integral de verduras e legumes.
19 de outubro | 19h00 – 21h00
Vilas na SLZ – Oficina de paninhos encerados
Aprenda a fazer paninhos encerados para substituir o plástico filme no armazenamento de comidas. Quem vai conduzir a oficina é a Fernanda Gianesi da terra Ecoembalagens.
Preço: R$ 25,00, e você sai com o paninho criado na oficina.
É preciso se inscrever pelo telefone 3868-1544 e 99210-2162. Ou pelo email – cidade.lojavila@uol.com.br.
20 de outubro | 10h
Vilas na SLZ – Inauguração composteira Vicentina
Criação de mais uma composteira comunitária no território das Vilas, desta vez na Praça Vicentina de Carvalho.
Participe levando os seguintes resíduos orgânicos: restos de frutas e verduras, cascas de ovos, borra de café. E, se possível, leve restos de poda de jardim ou folhas secas.
22 de outubro | período da manhã
Vilas na SLZ – Atividade  “Seu Olavo e  Dona Xepa”
Alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Olavo Pezzotti participam de atividade de culinária Zero Desperdício na casa de uma das moradoras das Vilas, colocando a mão na massa e preparando deliciosas receitas a partir de legumes e verduras obtidos na Xepa das feiras do território.
A proposta é sensibilizar os jovens para o tema do não desperdício e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo dos estudantes com o entorno em que vivem.
Para chegar até o local da atividade, os alunos passarão pela Horta das Corujas, onde vão colher algumas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), e farão o reconhecimento da flora da região.
25 de outubro | 14h00 – 16h00
Vilas na SLZ – Visita à Cooperativa You Green
Vamos conhecer um pouco sobre o caminho do Lixo e o trabalho desta cooperativa que trabalha com material reciclável, conhecendo todo o seu processo: desde a chegada do material, a separação dos resíduos e o trabalho dos cooperados.
26 de outubro | 9h00 – 12h00
Vilas na SLZ – Mutirão no parquinho
Mutirão de limpeza, plantio, consertos e melhorias no parquinho da Praça José Carlos Burle, próximo ao encontro das ruas Santonina e Fidalga. Este parquinho é muito utilizado pelos alunos da escola municipal Olavo Pezzotti e encontra-se sem manutenção.
Para fazer os consertos, limpeza e pintura, voluntários das Vilas Beija vão reaproveitar restos de materiais – como tintas, madeiras de reuso, pinceis, rolos de pintura – doados por moradores dos bairros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *